Processo de habilitação “de genere” de Francisco Silveiro do Soveral, filho de Lopo Silveiro e de Inês Maria da Silveira, natural da freguesia matriz de Borba, para ser admitido a prima tonsura e ordens menores.

Description level
File File
Reference code
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00626
Title type
Atribuído
Date range
1759 Date is certain to 1760 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (116 f.), papel.
Scope and content
Constam: inquirições "de genere" que se fizeram em Borba, naturalidade dos pais do habilitando e dos avós maternos, António Dias Bordalo e Joana Silveira, na freguesia matriz de Vila Viçosa, naturalidade do avô paterno, Manuel Fernandes, e em Campo Maior, naturalidade da avó paterna, Domingas Gomes; certidões de baptismo do habilitando, dos pais, dos avós paternos e maternos; e inquirições de "vita et moribus" que se fizeram na vila de Borba, por mandados, secretas e comissões de Frei Jerónimo de São José, provisor das justificações "de genere" do Arcebispado de Évora.

Foi denunciado que era cristão novo por parte da avó paterna. Juntou às diligências o processo de habilitação "de genere" de Lopo Silveiro para revogar o impedimento de cristão novo por parte dan dita avó, filha de Manuel de Góis e de Catarina Martins.

Access restrictions
Documento de consulta livre.
Physical location
Mç. nº 79, Proc. nº 626
Language of the material
Português e latim.
Physical characteristics and technical requirements
O processo está em estado razoável.
Related material
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/012/00627 (Processo de habilitação de Lopo Silveiro, pai do habilitando)